Notícias

Renato Gaúcho aceitou proposta do São Paulo e…

Quando se fala em Renato Portaluppi, automaticamente a camisa do Grêmio vem à mente. Porém, o maior ídolo da história Tricolor também brilhou com outros mantos no futebol brasileiro – como o Fluminense, por exemplo, com o título estadual de 1995 -, ficando marcado por uma camiseta em especial, mesmo sem nunca ter atuado pelo clube: o São Paulo.

Vale lembrar que a relação de Renato com o São Paulo é ‘antiga’, vindo desde 1984. Na ocasião, pouco depois de brilhar pelo Grêmio com as conquistas da Libertadores e do Mundial, o atacante era bastante criticado e decidiu confrontar alguns torcedores. O que chamou a atenção, contudo, é que ele usava uma camisa do São Paulo, presente dado pelo amigo Paulo Roberto, campeão com Portaluppi no Imortal. Mas, sua quase ida ao clube paulista se deu mesmo alguns anos depois, em 1997.

Sem nunca ter jogado no São Paulo, Renato já usou camisa e virou ‘case‘ do Paulistão

“Era uma proposta válida da Federação Paulista, que queria promover o Paulistão. Foi decisão do Renato não seguir adiante”, disse Fernando Casal de Rey, então presidente do clube do Morumbi. Durante tais negociações, ficou definido, inclusive, que a própria FPF, presidida por Eduardo José Farah, é quem pagaria os salários do atacante. Mas, a história ganhou um novo capítulo.

Isso, porque depois do fim das disputas estaduais, o São Paulo teria que assumir a responsabilidade de pagar o jogador, que não era barato. O problema é que, antes do desfecho das tratativas, Renato precisou se reapresentar no Fluminense, seu atual clube naquele período, que disputaria uma pré-temporada em Minas Gerais. O jogador, contudo, não se reapresentou na data correta.

“Se não tiver dinheiro, não vou ter esse prazer de conviver na praia, porque duro na praia não dá para ficar comendo areia”, justificou Renato à época, após ser questionado sobre a possível mudança de área no futebol brasileiro, trocando as praias do Rio de Janeiro por São Paulo. A fala do atacante, contudo, acabou gerando uma grande polêmica no Fluminense – que, então, se comprometeu a quitar a tal dívida.

Fabio Ramos

Jornalista, especialista em cobertura de futebol. Traz as principais informações sobre o Grêmio no Somos Tricolores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo